sábado, 25 de fevereiro de 2017

Era uma vez um Conselho, chamado COMPURB...

Por Alcy Maihoní Rodrigues
Até meados de 2011, existia na cidade de Nova Iguaçu, importantíssimo órgão colegiado, participativo e de controle social, denominado Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial, mais conhecido no meio político como COMPURB. Presidente deste conselho, era também Secretário da SEMCID – Secretaria Municipal da Cidade. 
Sua finalidade era de formular, estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano com participação social e de integração das políticas fundiária, de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana. 
De 2009 à 2011, a princípio participei de algumas reuniões como visitante observador, depois me tornei conselheiro titular, representando a Federação das Associações de Bairros – MAB, mas, sei lá... parece que fui pé frio, pois assim que me tornei conselheiro, Gestor da época engessou o COMPURB a tal ponto que o colegiado se dissolveu por completo. Em 2013, novo gestor, mata a SEMCID e cria a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente – SEMUHAM e estranhamente transfere as finalidades do extinto COMPURB, para outro conselho (pelo menos isso que entendi, até hoje), chamado de COMDEMA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. 
Conversei com o então secretário da pasta e presidente do COMDEMA, expondo da necessidade de ressuscitar o COMPURB, para o bem da nossa cidade, tendo em vista sua relevância. 
Mas, foi em vão. 
Executivo local, ignorou todas as prerrogativas legais constituídas e até as deliberações advindas das Conferências das Cidades. 
E a roda do tempo não para e novamente, neste ano de 2017, temos novo gestor e como o antecessor, já matou a SEMUHAM. Nova Gestão, novos métodos de tentar fazer bem feito. Agora temos a SEMADETUR – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e o CONDEMA esta atrelado a esta nova secretaria. 
E o COMPURB como ficará neste novo governo? Será que ressurgirá saindo de dentro do sarcófago, em que foi um dia negligentemente ou maldosamente colocado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário